Foto Apartamento Quarto

Montando um bom atelier

Se tem uma coisa que aprendi com meu pai é planejar meu local de trabalho. Minha mãe costurava roupas pra recém-nascido e montou um atelier nos fundos de casa onde montou suas máquinas. Meu pai já era aposentado por causa de um acidente de trabalho, mas é dessas criaturas que não param quietas por nada – e quando minha mãe falou no atelier, os olhos dele brilharam! Fez uma planta-baixa com todas as medidas e saiu esquematizando o local das máquinas, das bobinas de fio (na verdade, ele bolou um painel pra colocar todas elas divididas por cor), traves horizontais onde mamãe poderia pendurar bandejas com rolinhos de rendas, potes com vidrilhos e outras coisinhas… Pensou em tudo!

 Porta Balcão de Alumínio 2 folhas

Mas de uma coisa ele fazia questão: ventilação. Ele era muito calorento e adorava ambientes arejados por causa disso, mesmo que fossem locais que ele frequentava muito (era o caso do atelier). Quando fizeram o quartinho, ele fez questão de instalar uma porta balcão de três folhas pra garantir a ventilação. Assim, se ficasse muito frio, era só mamãe fechar a folha de vidro e pronto; nas noites mais quentes, ela podia fechar apenas as de alumínio e deixar a de vidro aberta, que uma das folhas e alumínio é toda perfurada e permite a entrada do ar fresco lá de fora (ah sim: essa porta dava para o quintal de casa).

Minha vez

Depois que me formei, fui morar sozinha num apartamento do outro lado da cidade. Ele tinha dois quartos porque um deles eu transformaria no meu próprio atelier – não de costura, como o de mamãe, mas de pintura. Me formei em Conservação e Restauração de Bens Culturais e, como ainda estava começando, dava pra fazer os trabalhos em casa, mesmo. Era até mais fácil pois não precisaria pagar aluguel de galpão, pegar trânsito, almoçar fora de casa…

Agora, me pergunte quem foi que andou junto comigo meia cidade até encontrarmos o apartamento perfeito pra mim e pro meu trabalho? Meu  pai, claro! Ele queria me ajudar a achar um apartamento que tivesse todos os cômodos bem ventilados, inclusive o quarto onde eu montaria meu atelier. E de fato, depois de algumas semanas peregrinando de uma imobiliária a outra, achamos um (longe da casa dele, essa foi a parte ruim) em que os quartos e a sala tinham sacada – e todos tinham porta-balcão, mas eram de duas folhas de vidro. “Ué, a gente troca elas!”, ele falou empolgado.

E assim foi. Fechei negócio com o proprietário, demos início àquela sequência chatinha de idas ao banco (financiamento, sabe como é) e, por fim, trocamos as portas originais por portas balcão de três folhas. O problema é que, como duas folhas são de alumínio, perdi um pouco da claridade que entrava e, no atelier, eu precisaria de bastante luz. A solução foi pintar a porta-balcão de branco-neve, bem como as paredes e investir em iluminação multi-ponto, pra me dar vários ângulos de luz. Resolvido.

“O ventinho aí tá bom?”

Papai sempre foi um gozador. O bairro onde fica meu apartamento fica no alto de um morro, então venta muito aqui. E ele, toda vez que me liga pra saber notícias, pergunta antes de qualquer outra coisa: “o ventinho tá bom aí?”. E é verdade: tem dia que venta tanto que o ar até “canta” quando passa pelo prédio – e assobia quando passa pelos furinhos das portas-balcão! Mas é fácil resolver, simplesmente fechando as folhas de vidro das portas. Ele não gosta muito da ideia, mas imagine se o pessoal do prédio ia conseguir ter sossego com três portas aqui em casa assobiando sem parar, não é? Ainda bem que tem uma saída prática!

Foto Apartamento Quarto

Mas tenho que admitir que a ideia foi muito boa. Algumas tintas que uso têm o cheiro mais forte e, se o atelier não fosse bem ventilado, eu poderia ter problemas sérios de saúde. E como a casa inteira ficou supre arejada com a modificação, o ar do atelier rapidamente se dissipa pelos outros cômodos – ou o ar desses outros cômodos passa por ali e carrega o cheiro da tinta pra fora. Deu bastante certo.

Então fica a dica, pessoal: se for montar um atelier em casa, seja lá do que for (costura, pintura, colagem), cuide pra que ele seja bem arejado, pra não ter alergias ou outros problemas relacionados.