5 dicas práticas para seu cachorro nunca mais fazer xixi na sua porta de alumínio

Ensinando seu Melhor Amigo Não Fazer Xixi na Porta

O assunto de hoje são animais. Mas, o que um site que vende portas e janelas tem para falar sobre pets? Saiba que xixi de cachorro pode danificar uma porta de alumínio, inutilizar portões eletrônicos e oxidar rodas de carros. O motivo para um cão fazer xixi em um local impróprio? Simples, ele não recebeu orientações sobre onde fazer suas necessidades. Para educar seu cãozinho e preservar suas portas e portões, é só conferir nossas 5 dicas práticas para seu cachorro nunca mais fazer xixi no portão.

  1. Separar o local de alimentação do banheiro

Deixar a caminha, a comida e o tapetinho higiênico é mais prático para os humanos. Porém, com 5 ou 6 meses, o cachorro vai querer fazer xixi e coco bem longe da comida. O olfato canino é tão poderoso que mesmo que você limpe com desinfetantes e misturas caseiras com vinagre e álcool, o cheiro permanecerá.

  1. Indique o local e estabeleça uma rotina

Determine um local oposto ao que será usado para o cachorro se alimentar. O banheiro do cachorro precisa ser uma área calma, com fácil acesso e com porta (que tal uma porta de alumínio barata com passagem para cachorro?). Assim que o filhote chegar em casa, deixe-o em um local pequeno nos primeiros dias. A área precisa ter um tamanho que permita o animal se movimentar sem ter contato com a sujeira. Amplie o espaço conforme o pet acertar. Caso queira que o animal faça xixi e cocô na rua, mostre a diferença entre a casa e a rua.

  1. Estabeleça uma rotina e fale frase de associação

Alimente seu pet sempre no mesmo horário para ter uma rotina de banheiro. Leve o cão para urinar cada 1 ou 2 horas, no caso dos filhotes e 15 minutos após a refeição. Coloque a guia no cão toda vez que levar para fazer as necessidades. Falar uma frase de associação simples como “faz xixi” assim que o pet estiver no local ajuda. Com o tempo, o animal terá em mente que aquele lugar é para ele fazer as necessidades.

  1. Colocar tapetinhos ou jornais

Eles são úteis para pessoas que passam muito tempo fora de casa. O tamanho do imóvel determinará o número de tapetinhos ou jornais. Você tira essas ajudinhas à medida que o cachorro amadurecer.

  1. Recompensa

No começo o cão vai errar. Nessa hora, não grite e leve-o para o lugar certo. Quando o cachorro fizer certo pela primeira vez, elogie ou dê um petisco. Recompense sempre que o pet acertar o caminho do banheiro.

  1. Bônus

Para ajudar o cachorro entender porque ele não deve fazer as necessidades em alguns locais, faça essa receita de “repelente de xixi”:

  • 1 litro de álcool líquido;
  • 2 colheres de sopa de creme à base de cânfora;
  • 100 ml de essência de citronela.

Misture os ingredientes em um recipiente. O creme não irá diluir e tem a função de deixar o cheiro mais forte. Transfira para um borrifador e use nas áreas as quais o pet não deve fazer xixi e cocô.

O que fazer quando xixi de cachorro entrar em contato com portão de alumínio?

Uma porta de alumínio branco e de qualquer cor é submetida ao processo de pintura eletrostática. Esse tratamento consiste na fixação de pó de poliéster a uma temperatura entre 110º a 250º. A pintura eletrostática ajuda a aumentar a durabilidade do alumínio. Contudo, a urina do cachorro é altamente ácida e propicia o surgimento de bolhas. Uma dica para eliminar bolhas em porta ou portão de alumínio causadas por xixi de cachorro é passar lixa de ferro e, em seguida, aplicar tinta epóxi branca.

Dicas gerais para conservar portão de alumínio

A limpeza regular também ajuda a minimizar a ação do xixi do cachorro. Veja dicas para higienizar portões de alumínio:

  • Limpar a cada 3 meses em áreas marítimas ou industriais e a cada 12 meses em áreas urbanas e rurais;
  • Não usar esponjas de aço, objetos pontiagudos e produtos ácidos e alcalinos;
  • Não usar óleos ou graxas para lubrificar articulações e roldanas.

Gostou das dicas para cachorro não fazer xixi no portão? Nos avise quando colocá-las em prática. Precisa comprar porta de alumínio direto da fábrica? Aproveite para conferir nossos preços de porta de alumínio.