Reformar um imóvel pode trazer conforto físico e estético. Reparos bem-feitos também valorizam o espaço para locação e venda. Mas, pode ser sinônimo de prejuízos quando não segue algumas regras. Você quer mudar o visual ou estrutura do seu imóvel? Então, confira como organizar sua reforma sem dor de cabeça!
Reforma rima com planejamento!
Analise cuidadosamente sua vida financeira, mesmo que a reforma seja apenas colocar janelas venezianas. Caso compre a prazo ou faça financiamentos, redobre sua atenção. Faça um cronograma em planilhas ou no caderninho. Detalhe os gastos com materiais e mão de obra, sempre com a reserva de 20% sobre cada item para não passar sufoco. Contudo, o cronograma deve ser seguido à risca. Nada de incluir trocar a cor das paredes, ou pisos, se nada disso estava na programação inicial.
A reforma é realmente necessária?
Pensar isso é importante, pois, algumas reformas desvalorizam o valor do imóvel. Por exemplo, cozinha americana é linda e funcional para quem cozinha pouco. Gastar dinheiro e tempo transformando sua cozinha comum na americana pode ser arriscado, a não ser que seu alvo seja uma pessoa sozinha ou casal sem filhos.
Personalizar demais o imóvel também é perigoso. Cores fortes nas paredes e azulejos podem espantar locatário ou comprador mais tradicional. Para não deixar o imóvel insosso demais, opte por janela de alumínio branco ou janela veneziana de alumínio.
Contratar acompanhamento profissional
Isso porque uma reforma mal feita pode causar problemas hidráulicos, além de comprometer a estrutura. A simples instalação de uma janela de alumínio já exige muita atenção. A colocação de ar-condicionado, de sistemas elétricos/hidráulicos e de gás também exigem acompanhamento de engenheiro ou arquiteto.
Não quebre nada sem o laudo do profissional, chamado de Anotação de Responsabilidade Técnica. Quem mora em apartamento precisa da ART e também da autorização do síndico, conforme determina a lei 16.280/2014 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Cuidar da papelada
O proprietário tem a responsabilidade de guardar documentos referentes a reforma. Esse arquivo é durante e após os reparos. Se o imóvel for alugado, o locatário tem direito de acessar a documentação. Em caso de venda, deverá ser entregue ao novo proprietário.
Entulho em ordem!
Oriente os funcionários envolvidos para deixarem as áreas limpas e organizadas. Contrate empresas de caçambas regularizadas, assim você garante que os entulhos sejam recolhidos e descartados corretamente.
Comunicação com vizinhos
A lei da boa vizinhança também vale nas reformas. Converse com eles sobre entrega de materiais, ruídos, poeira e presença de pessoas estranhas. Faça isso mesmo que seja apenas a colocação de janelas de alumínio?
Reforma sem dor de cabeça dá trabalho! Mas, os prejuízos da falta de planejamento são maiores. Confira aqui mais dicas sobre reformas e decoração.